• Prol propagandas

O que é relações públicas?


Relações públicas é o nome dado ao campo de estudo que se debruça a estudar os processos comunicacionais e a gestão de imagem de organizações. Essa é mais uma subàrea da Comunicação social.

Os profissionais de relações públicas mais conhecidos pela população normalmente são aqueles que trabalham com assessoria de imprensa, que representam suas organizações por meio de comunicados ou em coletivas em resposta a algum acontecimento. Porém, o campo profissional de RP é mais abrangente que esta ocupação, e permeia todos os processos de gestão comunicacional de uma empresa, seja no gerenciamento de redes sociais, junto com outros departamentos como o marketing, ou no treinamento de conduta e discursos de outros integrantes da corporação para que estes sejam os representantes públicos.

Devido ao coordenador de relações públicas ou acessor de imprensa ser responsável por toda representação pública e midiática da organização, ele deve ter um conhecimento holístico sobre os processos da empresa, já que para essa função a informação é crucial.

Qualquer organização social que tenha como pilar a comunicação com o público seja ela uma empresa, um partido ou um movimento, pode demandar a presença de um profissional de RP.

Devido às áreas da comunicação serem extremamente análogas e entrelaçadas o departamento de RP pode estar sempre ligado aos departamentos de marketing e publicidade; Na construção de campanhas, trabalhando com meios de comunicação (tanto midiáticos como gráficos) pois por mais que os meios midiáticos atingem grandes públicos, os meios gráficos como outdoors, folhetos, placas, cartazes e imagens espalhadas pela cidade, garantem sempre o alcance do público local, que são os maiores clientes potencias, sem contar que a representação visual instiga muito mais o desejo de compra e a idéia de acessibilidade de um produto. Tudo isso está na mira das relações públicas.


- Caio Reis

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo