• Prol propagandas

Comunicação Visual


Comunicação Visual é a nomenclatura dada ao apanhado de técnicas utilizadas para expressar informações de maneira não verbal, utilizando assim desenhos, cores, símbolos e outros. Existem diversas linguagens que utilizam essas técnicas, como propagandas, outdoors, placas e faixadas.

O diferencial da comunicação visual é a mostra direta de seu produto, pois seja este um prato gastronômico ou um acessório de moda, é bem mais atraente quando representado graficamente, demonstrando sua qualidade, beleza e utilidade. Despertando assim, desejo em seu público consumidor. O que muitas vezes não é alcançado por outras formas de publicidade como slogans e dingles, devido a esses apenas informarem sobre o produto, fazendo muitas vezes um bom trabalho em relação a divulgação, porém não tanto ao interesse do público, a desenvolver desejo no cliente, ou em convencê-lo da qualidade de seu produto.

Isso é devido a comunicação visual utilizar de técnicas como a semiótica, que é o estudo sobre os signos e as representações mentais que este possui em nosso cérebro, e a psicologia das cores, que é o conhecimento sobre o impacto emocional que as cores causam nas pessoas. Através dessas técnicas é possível realizar campanhas que causam um impacto maior no público devido a esse método perpassar por processos inconscientes na mente das pessoas, diferentemente das técnicas publicitárias que utilizam meios verbais devido a essas realizarem mensagens que são rapidamente processadas mentalmente e logo rejeitadas ou esquecidas. Já os impactos mentais causados por cores e símbolos, proporcionam sensações que muitas vezes não são racionalmente entendidas pelo público, o que faz com que ele goste do produto ou o deseje mas não necessariamente sabendo o porquê.

Os meios de marketing e propaganda podem ser diversos e complementares uns aos outros, porém a comunicação gráfica/visual não pode ser dispensada de forma alguma, pois essa é que melhor fixa a imagem, os valores e a presença de sua organização no mundo.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo